Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Chefe do Estado-Maior
Início do conteúdo da página

Chefe do Estado-Maior

Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 16h30 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 14h28 | Acessos: 631

General de Brigada RODRIGO FERRAZ SILVA

Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste

chem cmse

 

Ao ser nomeado para o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, o General de Brigada Combatente Rodrigo Ferraz Silva estava comandando a 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel,  Brigada Fornovo di Taro, sediada em Caçapava/SP.

Nascido em 12 de maio de 1970, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, é filho de Aderbal Silva e Maria Vânia Ferraz da Silva.

Incorporou às fileiras do Exército em 25 de fevereiro de 1985, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas-SP, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 30 de novembro de 1991. Foi promovido ao posto atual em 31 de julho do corrente ano.

Além dos cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Comando e Estado-Maior, realizou os cursos Básico Paraquedista, de Instrutor de Educação Física, de Operações na Selva, Avançado de Inteligência e o Estágio de Operações Aeromóveis. No exterior, concluiu o Curso de Operações Conjuntas, no Fort  Benning, Estados Unidos da América.

Dentre as diversas funções exercidas ao longo de sua carreira, ressaltam-se o comando da Companhia de Comando da 11ª Região Militar, Brasília-DF; o comando do 3º Batalhão de Polícia do Exército, Porto Alegre-RS e a chefia da Comissão do Exército Brasileiro em Washington, Estados Unidos da América.

Agraciado com diversas condecorações, dentre as quais destacam-se o Distintivo de Comando Dourado, a Ordem do Mérito Militar; a Ordem do Mérito da Defesa; a Ordem do Mérito do Conselho Internacional de Desportos Militares; a Ordem do Mérito Ministério Público Militar; a Medalha Militar de Ouro; a Medalha Marechal Osório - O Legendário; a Medalha de Serviço Amazônico, a Medalha Corpo de Tropa e a Medalha das Nações Unidas - UNAVEM III.

O General Ferraz é casado com a senhora Elisa e possui dois filhos: Isabella e Rodrigo.

 

Fim do conteúdo da página