Mário Kozel Filho
Links relacionados:
Mário Kozel Filho
Nascido em 6 de julho de 1949, em São Paulo-SP, o então Soldado Mário Kozel Filho era filho de Mário Kozel e Therezinha Vera Kozel e tinha dois irmãos: Suzana e Sidney. Alistou-se no Exército Brasileiro aos 18 anos de idade, no então 4° Regimento de Infantaria, localizado em Quitaúna, na cidade de Osasco-SP, hoje 4° Batalhão de Infantaria Mecanizado.
Na madrugada do dia 26 de junho de 1968, como sentinela da hora, o Soldado Kozel foi tragicamente morto num atentado com carro-bomba, executado contra o Quartel-General do II Exército, atual Comando Militar do Sudeste.
A morte de um militar em serviço e a destruição causada ao quartel geraram espanto na sociedade paulista, sendo o Soldado Kozel enterrado como herói e com as devidas honras militares, acompanhado por mais de 5 mil pessoas ao longo do cortejo fúnebre.
Para honrar a memória do Soldado Mário Kozel Filho, o Presidente da República admitiu o Soldado Kozel no Grau de Cavaleiro da Ordem de Mérito Militar, post mortem, em decreto de 15 de julho de 1968. Em consequência, o Soldado Kozel foi promovido à graduação de 3º Sargento. Também em homenagem ao nosso herói que tombou no cumprimento do dever, a avenida que passa entre a Assembleia Legislativa de São Paulo e o Quartel-General Integrado, assim como o pátio de formaturas do CMSE (onde há um busto), recebeu o nome de Sargento Mário Kozel Filho, local onde gerações de soldados desfilarão e terão sempre reavivadas a lembrança do jovem e valente soldado que morreu a serviço da Pátria.
A história do 3° Sargento Mário Kozel Filho jamais será esquecida pelos militares do CMSE.