Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Regimento Anhanguera completa 100 anos de fundação
Início do conteúdo da página

Dia do Exército é comemorado com solenidade e exposição em São Paulo

Publicado: Terça, 19 de Abril de 2022, 14h47 | Última atualização em Quarta, 20 de Abril de 2022, 11h34 | Acessos: 803

Links relacionados:

São Paulo (SP) – O Comando Militar do Sudeste (CMSE) comemorou os 374 anos do Exército Brasileiro com uma solenidade no Quartel-General Integrado (QGI) no dia 19 de abril. Na ocasião, diversas personalidades civis e militares foram agraciadas com as medalhas Ordem do Mérito Militar e Exército Brasileiro.

"O Exército é do Estado, não tem partido e é de todos. É do branco, do preto e do índio, como foi em Guararapes. É do velho e do jovem, do homem e da mulher, do pobre e do rico", destacou o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, em suas palavras.

Prestigiaram a formatura o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, o Comandante-Geral de Apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, o Coordenador-Geral do Escritório de Ligação Sudeste do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA), General de Exército Francisco Carlos Modesto, o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, General de Exército João Camilo Pires de Campos, entre outras autoridades.

Exposição de material militar

Além da cerimônia, a população paulistana pôde visitar uma exposição de material de emprego militar no estacionamento do QGI nos dias 18 e 19 de abril, reforçando os laços históricos que unem o Exército à sociedade brasileira.

"Trouxemos os pequenos para dar uma olhada no evento e conhecer um pouquinho mais sobre o trabalho do Exército", afirmou o barbeiro José Rogério da Silva.

Foi possível ver de perto equipamentos utilizados na rotina militar em diversas áreas, como veículos blindados, motocicletas da Polícia do Exército, viaturas, equipamentos logísticos, peças de Artilharia, armamento coletivo e materiais de campanha, como fardamento, ração operacional e barracas.

"Eu gostei de subir nas motos, achei legal. Da apresentação dos cachorros também", disse Pedro Henrique Caballero da Silva, de 8 anos, se referindo aos cães de guerra do 2º Batalhão de Polícia do Exército (2º BPE).

Dia do Exército Brasileiro

O Dia do Exército Brasileiro remonta à primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida em abril de 1648, quando brancos, negros e indígenas lutaram juntos contra os invasores holandeses no Nordeste do Brasil, evidenciando a união dos povos em defesa de seus valores e da unidade territorial brasileira. Leia a ordem do dia.

Fotos: Cb Ivonildo e Sd Zago

registrado em:
Fim do conteúdo da página