Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Regimento Anhanguera completa 100 anos de fundação
Início do conteúdo da página

Regimento Anhanguera completa 100 anos de fundação

Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2022, 09h48 | Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2022, 10h14 | Acessos: 241
imagem sem descrição.

Pirassununga (SP) – Parceria centenária. Neste 13 de abril de 2022, o histórico Regimento Anhanguera, única Unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro no estado de São Paulo, completa 100 anos de fundação em Pirassununga (SP), cidade localizada a mais de 200 quilômetros da capital.

 A Unidade promoveu uma solenidade especial para celebrar a data. Após o canto da Canção do Exército, foi lido o texto alusivo ao aniversário de 100 anos de fundação do aquartelamento. Na sequência, as autoridades descerraram uma placa comemorativa.

 "Todos os antigos comandantes, todos os eternos boinas pretas das diferentes gerações, das diferentes organizações militares que por aqui passaram, são o ativo mais importante dessa história centenária", destacou o Comandante do Regimento, Tenente-coronel Daniel Aguiar.

 O aquartelamento de Pirassununga abrigou Unidades de Cavalaria de diversas denominações ao longo desses 100 anos, o que seria natural pela evolução da Força Terrestre. Mais recentemente, o 13° Regimento de Cavalaria Mecanizado participou de seis contingentes da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti e de Operações de Garantia da Lei e da Ordem no Rio de Janeiro.

 "Então vocês querem saber o valor da cavalaria. Vão ver o que a cavalaria combateu lá em Cité Soleil (Haiti), para conquistar Cité Soleil. Eu sei, porque eu estive lá. Vamos ver o que a cavalaria fez no Rio de Janeiro, na força de pacificação na Maré. Vamos ver o que a cavalaria fez na intervenção federal. Vamos ver o que a cavalaria fez na nossa Segunda Guerra Mundial", pontuou o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Na oportunidade, autoridades civis e militares receberam a moeda comemorativa do centenário do aquartelamento do Regimento Anhanguera, promovendo a integração com a sociedade local.

 "Para nós é um orgulho termos aqui o 13º Regimento de Cavalaria. É e sempre foi parceiro. Todos os comandantes que estiveram aqui nos ajudaram. Nós tivemos apoio na campanha contra a dengue, essa parte da pandemia... o Exército sempre presente nas atividades em parceria com o município, então para nós é uma honra", enfatizou a Presidente da Câmara Municipal de Pirassununga, Luciana Batista.

Ao final da solenidade, o Regimento promoveu uma demonstração hipomóvel e blindada, utilizando a viatura Guarani, um dos projetos de modernização da Força, para coroar a festividade no espírito da Cavalaria.

O 13° RC Mec é uma Unidade diretamente subordinada à 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Grande Unidade pertencente à 2ª DE.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página