Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Dia do Soldado e Bicentenário da Independência são temas de palestras em escolas
Início do conteúdo da página

CMSE comemora Dia da Infantaria na AMAN com adestramento da 2ª DE

Publicado: Segunda, 30 de Mai de 2022, 13h31 | Última atualização em Terça, 31 de Mai de 2022, 10h36 | Acessos: 312
imagem sem descrição.

Resende (RJ) – Para comemorar o Dia da Infantaria, ocorrido em 24 de maio, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) realizou uma demonstração do poder de combate da arma de Infantaria na área de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na manhã do dia 28.

Após a chegada das autoridades, foi feita uma leitura alusiva à data e um giro no horizonte, ação na qual os presentes reconhecem o terreno ao seu redor, identificam os alvos, as posições e obstáculos a sua volta.

A infiltração com salto livre operacional executada pelos precursores paraquedistas marcou o início da demonstração. Ao aterrar, os militares acenderam sinalizadores, a fim de balizar as aeronaves para a aproximação e realização do assalto aeromóvel.

Em seguida, foi realizado o investimento com a execução de tiros utilizando armamentos orgânicos da arma de Infantaria, divididas em: fogos longínquos, fogos defensivos aproximados, fogos de proteção final e sinfonia da destruição na área de engajamento, evidenciando a capacidade de emprego imediato e o preparo constante das tropas da 2ª Divisão de Exército.

Entre os armamentos empregados, estavam metralhadoras calibre .50, morteiros leves, médios e pesados, e fuzis IA2 5,56, armamento com tecnologia 100% nacional e que substituiu o Fuzil Automático Leve (FAL) 7,62mm.

Além das aeronaves da Aviação do Exército, a demonstração contou com o apoio de viaturas blindadas de transporte de pessoal Guarani, o mais moderno meio de emprego do Exército Brasileiro.

O Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, destacou a capacidade expedicionária das tropas sediadas no Estado de São Paulo e a oportunidade de celebrar o Dia da Arma de Infantaria ao lado dos cadetes na AMAN. "Ser infante é ser entusiasmado pelas coisas de soldado, pelas coisas simples".

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página