Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Banda Sinfônica do Exército leva música clássica para população de São Paulo
Início do conteúdo da página

CMSE comemora o Dia da Arma de Artilharia no 20º GAC L

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 10h45 | Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 10h49 | Acessos: 353

Barueri (SP) – Todas as organizações militares de Artilharia do Comando Militar do Sudeste (CMSE) se reuniram no 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (20º GAC L) - Grupo Bandeirante, no dia 10 de junho, para comemorar o Dia da Arma de Artilharia.

A solenidade contou com a aposição de uma corbelha de flores no busto do Patrono da Arma, Marechal Emílio Luís Mallet, com o desfile da tropa e com uma demonstração de tiro de Artilharia.

Estiveram presentes o General de Exército Francisco Roberto de Albuquerque, antigo Comandante do Exército, o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Jorge Cardoso Martins, o Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto, o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, General de Brigada Edson Massayuki Hiroshi, o Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), General de Brigada Combatente Rodrigo Ferraz Silva, o Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, General de Brigada Antônio Bispo de Oliveira Filho, o Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Agnaldo Oliveira Santos, e o Comandante do 20º GAC L, Tenente-Coronel Aderson Iwamoto da Silva.

Arma de Artilharia

A Artilharia originou-se do lançamento de artefatos por catapultas e balistas, a fim de destruir torres, muralhas de castelos e tropas.

Posteriormente, foram surgindo novas invenções bélicas, como bombardas, colubrinas, obuses, morteiros, foguetes e mísseis.

E, atualmente, a Artilharia do Exército Brasileiro equipara-se a dos países com as artilharias mais modernas do mundo, contribuindo para o incremento do poder de combate da Força Terrestre.

O Exército Brasileiro comemora o Dia da Arma de Artilharia no dia 10 de junho, data de nascimento do Marechal Mallet, o Barão de Itapevi.

registrado em:
Fim do conteúdo da página