Brigada de Artilharia Antiaérea realiza Exercício Alerta Antiaéreo 2022

Guarujá (SP) – Nos dias 14 e 15 de junho, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (Bda AAAe) conduziu a primeira edição do Exercício Alerta Antiaéreo 2022, envolvendo militares de todos os Grupos de Artilharia Antiaérea (GAAAe) do Exército Brasileiro e da Bateria de Comando da Brigada.
O adestramento ocorreu a menos de dois meses da realização da Operação Sagitta Primus 2022, o maior exercício de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, que conta a participação de todas as Organizações Militares subordinadas da Força Terrestre. A operação será em agosto, em Formosa (GO).
O objetivo do exercício realizado nesta semana foi adestrar os subsistemas de Artilharia Antiaérea, sobretudo o de Controle e Alerta, utilizando o software que simula incursões aéreas em pontos sensíveis localizados em diversas regiões do Brasil e transmitindo essas informações por meio de rádio e cibernético, inserido em uma situação tática hipotética.
A concepção geral da atividade consiste no desdobramento de um Centro de Operações Militares e de um Centro de Operações Antiaéreas Principal, localizado no comando da 1ª Bda AAAe, permitindo a esse Grande Comando atuar na direção do exercício e exercer o comando e o controle simultâneo das defesas antiaéreas desdobradas nos diversos pontos sensíveis simulados.
Os GAAAe, localizados no Rio de Janeiro/RJ (1ºGAAAe), Praia Grande/SP (2ºGAAAe), Caxias do Sul/RS (3ºGAAAe), Sete Lagoas/MG (4ºGAAAe), Brasília (11ºGAAAe) e Manaus (12ºGAAAe), desdobraram seus módulos operacionais compostos por uma Sec. AAAe de Míssil Igla S, uma Sec. AAAe de Míssil RBS-70; além de um Centro de Operações Antiaéreo Secundário.
Dessa forma, a Operação Alerta Antiaéreo possibilitou testar, a baixo custo, o estado de prontidão da tropa e a capacidade de prover a defesa antiaérea do território nacional.
https://cmse.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias-categoria/696-brigada-de-artilharia-antiaerea-realiza-exercicio-alerta-antiaereo-2022#sigProId3adb4317dd