Mário Kozel Filho: CMSE realiza solenidade em memória dos 54 anos da morte do Sargento
São Paulo (SP) – No dia 28 de junho, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) prestou uma homenagem ao 3° Sargento Mário Kozel Filho, vítima de um atentado contra o Quartel-General Integrado (QGI) em 26 de junho de 1968.
Militares da Base de Administração e Apoio do Ibirapuera (B Adm Ap Ibirapuera), dos 2º e 8º Batalhões de Polícia do Exército (BPE), do 4º Batalhão de Infantaria Mecanizado (4º BI Mec), do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (20º GAC L) e do 2º Batalhão de Suprimento (2º B Sup) entraram em forma no pátio de formatura que leva o nome do sargento morto a serviço da Pátria e cantaram a Canção do Exército.
Houve, também, a leitura do alusivo à data, a aposição de uma coroa de flores no busto do Sargento Mário Kozel Filho e a execução do toque de silêncio.
Na sequência, o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, fez uso da palavra e destacou a importância de reverenciar todos os mártires. "Todas as mortes são inaceitáveis. Nenhuma morte pode ser minimizada como se fosse menos importante. Essa homenagem é muito significativa. A gente tem orgulho de prestar essa continência a esse garoto", afirmou.
Ao final, a tropa desfilou ao som das Bandas de Música do 2º BPE e do 4º BI Mec.
Estiveram presentes o Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Jorge Cardoso Martins, o Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto, e o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, General de Brigada Edson Massayuki Hiroshi.
https://cmse.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias-categoria/698-cmse-realiza-solenidade-em-memoria-dos-54-anos-da-morte-do-sargento-mario-kozel-filho#sigProIdbfa2bb2c33
Fotos: Sgt Marcos e Cb De Lima