CMSE envia militares para a Operação Acolhida
Links relacionados:
Base Aérea de São Paulo (SP) – Integrantes do Comando Militar do Sudeste (CMSE) embarcaram para Roraima no dia 4 de julho para participar da Operação Acolhida.
No total, 223 militares do Estado de São Paulo atuarão no ordenamento da fronteira do Brasil com a Venezuela, no acolhimento de migrantes e refugiados e na interiorização dos venezuelanos entre os meses de julho e dezembro deste ano.
"Vocês estão deixando para trás as famílias, deixando para trás outros interesses para poder prestar esse serviço e ajudar pessoas", destacou o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Esta é a terceira vez que o CMSE envia militares para a Operação Acolhida. Eles integrarão o 14º contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária para o Estado de Roraima junto com o Comando Militar do Oeste (CMO), com sede em Campo Grande (MS).
https://cmse.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias-categoria/702-cmse-envia-militares-para-a-operacao-acolhida#sigProIdab689b7d7a
Operação Acolhida
Para garantir o atendimento humanitário aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima, principal porta de entrada da Venezuela no Brasil, uma grande força-tarefa humanitária foi criada em 2018.
Desde então, mais de 74 mil migrantes e refugiados venezuelanos já foram interiorizados, mais de 390 mil CPF foram emitidos, mais de 2,2 milhões de atendimentos foram realizados na fronteira e mais de 790 mil doses de vacinas foram aplicadas.
A operação conta com o apoio de entes federativos, agências da Organização das Nações Unidas (ONU), organismos internacionais, organizações da sociedade civil e entidades privadas.
Fotos: Sd Santos Carneiro