Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Banda Sinfônica do Exército leva música clássica para população de São Paulo
Início do conteúdo da página

Militares do Exército Brasileiro embarcam para exercício CORE 22 nos Estados Unidos

Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2022, 18h09 | Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2022, 10h39 | Acessos: 1037

Guarulhos (SP) – Os 219 militares do Exército Brasileiro que participarão do exercício CORE 22 (Combined Operations and Rotation Exercises) nos Estados Unidos se despediram de suas famílias nesta quinta-feira (4). Eles embarcarão ainda hoje com destino a Fort Polk, no estado de Luisiana.

A solenidade de despedida ocorreu na Base Aérea de São Paulo, com a presença do Subcomandante de Operações Terrestres, General de Divisão Edson Skora Rosty, e do Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto.

Entre os dias 4 de agosto e 6 de setembro, tropas da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), do Exército Brasileiro, e da 3ª Brigada da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division), do Exército dos Estados Unidos, compartilharão experiências, além de trocar conhecimentos sobre doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de defesa. 

"O que vocês estão fazendo agora é permitir as melhores condições para que as duas nações, as duas tropas, troquem experiências e conhecimentos e garantam, em caso de necessidade, uma operação perfeitamente integrada", afirmou o General Rosty.

O CORE 22 é resultado de um programa de cooperação assinado entre Brasil e Estados Unidos que estipulou exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028, promovendo interoperabilidade entre os dois exércitos.

O exercício também tem como objetivo contribuir para o aprimoramento do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON) e para o treinamento das Forças de Prontidão (FORPRON), certificando tropas do Exército Brasileiro para operações internacionais.

A 2º Sargento Larissa, do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), integrará a equipe de saúde do Exército Brasileiro no CORE 22. "É a primeira vez que o segmento feminino está infiltrando no campo tático, de batalha, junto com o segmento masculino, então é uma satisfação muito grande, uma honra", destacou a enfermeira, uma das sete mulheres que comporão o efetivo brasileiro.

No ano passado, o exercício ocorreu no Brasil, nas cidades de Lorena (SP), Cachoeira Paulista (SP) e Resende (RJ).

Fotos: Cb De Lima e Sd Zago

registrado em:
Fim do conteúdo da página