Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Regimento Anhanguera completa 100 anos de fundação
Início do conteúdo da página

Comando de Defesa Antiaérea do Exército promove Exercício de Adestramento de Artilharia Antiaérea

Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 10h50 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 13h37 | Acessos: 1026

Formosa (GO) – Entre os dias 11 e 17 de agosto, o Comando de Defesa Antiaérea do Exército realizou o Exercício de Adestramento de Artilharia Antiaérea (AAAe), Operação SAGITTA PRIMUS, no Campo de Instrução de Formosa (CIF), reunindo 17 Organizações Militares especializadas em AAAe e mais de 450 militares.

O exercício teve início com a Concentração Estratégica dos meios em Brasília/DF e em Formosa/GO, envolvendo o deslocamento das Organizações Militares de AAAe sediadas em 6 (seis) Comandos Militares de Área distintos.

Nas instalações do 11º GAAAe foram realizados o treinamento e a certificação das Guarnições de Mísseis RBS-70 e IGLA-S, por meio da utilização de simuladores.
Em seguida, já no Campo de Instrução de Formosa, com as tropas no terreno, ocorreram instruções e demonstrações, buscando a padronização das Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) dos subsistemas de armas, de controle e alerta, de comunicações e de logística, além da integração entre esses meios.

Na oportunidade, foram expedidas as Ordens dos Comandantes Táticos envolvidos, nos escalões Grupo e Bateria, seguidos dos Comandantes de Seção de Artilharia Antiaérea, apresentando suas manobras no “caixão de areia”.

O exercício culminou com a realização dos tiros reais de AAAe dos canhões 35 mm GEPARD, do míssil telecomandado RBS-70 e do míssil portátil IGLA-S, além do desdobramento dos Radares de Busca SABER M60 e dos Centros de Operações Antiaéreas Eletrônicos.

Durante todas as fases do Exercício, ocorreram Reuniões de Comando em que foram tratados assuntos referentes ao Programa Estratégico do Exército Defesa Antiaérea e as perspectivas futuras, bem como realizadas intervenções pelos Comandantes das Organizações Militares de AAAe, apresentando as melhores práticas de suas Unidades.

Além disso, assuntos doutrinários foram debatidos durante todo o Exercício com a participação dos Oficiais de Doutrina e Lições Aprendidas (ODLA) das OM AAAe e instrutores da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), que contribuíram com a padronização das Técnicas, Táticas e Procedimentos, além da apresentação de temas atuais sobre o emprego da AAAe em conflitos recentes.

Participaram da Operação SAGITTA PRIMUS 2022 as seguintes OM: Cmdo DAAe Ex, EsACosAAe, 1º GAAAe, 2º GAAAe, 3º GAAAe, 4º GAAAe, 11º GAAAe, 12º GAAAe Sl, B Mnt Sup AAAe, Bia C/ Cmdo DAAe Ex, 2ª Bia AAAe, 3ª Bia AAAe, 5ª Bia AAAe L (Amv), 6ª Bia AAAe AP, 9ª Bia AAAe (Es), 11ª Bia AAAe AP e 21ª Bia AAAe Pqdt.

registrado em:
Fim do conteúdo da página