Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > CMSE transporta alimentos doados para população de Pernambuco
Início do conteúdo da página

Aviação do Exército tem novo Comandante

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 11h51 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 13h12 | Acessos: 992

Taubaté (SP) – Dois anos e cinco meses à frente do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), o General de Divisão Ricardo José Nigri, passou, no dia 19 de agosto de 2022, o Comando ao General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima.

A cerimônia começou com a inauguração do retrato do General Nigri na galeria dos ex-comandantes do CAvEx. Na sequência, a formatura de passagem de Comando foi realizada no hangar do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), conduzida pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e acompanhada por antigos Comandantes de Aviação, familiares e amigos.

Durante a solenidade foi feita a leitura do Decreto Presidencial de Exoneração do Comandante sucedido e o do Decreto Presidencial de Nomeação do Comandante sucessor. Os dois Generais fizeram então o rito de transmissão do cargo e logo após se apresentaram ao Comandante Militar do Sudeste.

"Esta tropa é uma tropa especial, uma tropa de emprego estratégico do Exército Brasileiro que está presente em qualquer ponto do território nacional e que hoje presta uma homenagem a um Comandante que fez um trabalho magistral. E o General CArvalho Lima que chega hoje, também piloto, para poder dar sequẽncia ao trabalho e encarar os grandes desafios que a gente ainda tem para a Aviação do Exército", disse o Comandante Militar do Sudeste, General Tomás.

A tropa encerrou a formatura com um desfile em continência ao novo Comandante da AvEx.

General Carvalho Lima é natural de Uruguaiana (RS) e incorporou às fileiras do Exército em 22 de fevereiro de 1988, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). O General estava no Comando da 13º Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá, no Mato Grosso. Piloto de Aeronaves da turma de 1995 da AvEx, o General já serviu no 1º Esquadrão de Aviação do Exército, atual 1º BAvEx, em Taubaté; no 4º Esquadrão de Aviação do Exército, atual 4º BAvEx, em Manaus e foi Comandante do 2º BAvEx, também em Taubaté/SP .

"É uma honra retornar ao Comando de Aviação do Exército. A Aviação é um vetor de modernidade, de excelência , de extremo profissionalismo e segurança . E neste retorno tenho meu grande objetivo é poder dar continuidade ao excelente trabalho realizado por aqueles que me antecederam, honrando os soldados de Aviação do Exército", disse o novo Comandante .

General Nigri segue para Brasília, como Chefe de Missões de Paz e Aviação/Inspetor-Geral das Polícias Militares do Comando de Operações Terrestres (COTER).

"Foi um privilégio e uma honra muito grande , um orgulho ficar à frente da Aviação do Exército nestes dois anos e cinco meses. Um período de intenso emprego, onde a Aviação demonstrou sua disponibilidade permanente e prontidão operacional plena. Isso está baseado na elevadíssima capacidade dos nossos quadros, bem como o adestramento continuado. A resultante é o poder de combate da Aviação do Exército, agregando capacidades operativas para a Força Terrestre, multiplicando o seu poder de combate", declarou o General NIgri.

Homenagens

Ao longo da semana, atividades de despedidas e homenagens, que já fazem parte da tradição do Forte Ricardo Kirk, marcaram a substituição do Comando. Entre elas o plantio da árvore na Alameda dos Pioneiros; a inauguração da tarjeta de identificação de voo na Galeria das Águias de Ouro e a Passagem de Comando Aéreo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página