Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > CMSE transporta alimentos doados para população de Pernambuco
Início do conteúdo da página

“Caxias vive!”: CMSE celebra Dia do Soldado e condecora personalidades

Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2022, 13h35 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2022, 09h21 | Acessos: 361

São Paulo (SP) – O Comando Militar do Sudeste celebrou, neste 25 de agosto, o Dia do Soldado, em solenidade realizada no Pátio 3° Sargento Mário Kozel Filho, no Quartel-General Integrado (QGI). A data rememora o nascimento do patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Diversas autoridades civis e militares prestigiaram a solenidade, entre elas o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Comandante-Geral de Apoio da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; e o antigo membro do Alto Comando do Exército, General de Exército Francisco Carlos Modesto.

Condecorações

A solenidade teve início com o toque de Patrono, seguido da Canção a Caxias, entoada pela tropa. Na sequência, foram impostas a 60 personalidades civis e militares as seguintes condecorações: Medalha Ordem do Mérito Militar, Medalha da Vitória, Medalha Exército Brasileiro, Medalha Soldado do Silêncio, Medalha Militar, Medalha Corpo de Tropa, Medalha do Pacificador, Medalha de Serviço Amazônico, Medalha Marechal Trompowsky, Medalha Marechal Osório - O Legendário e Medalha Sargento Max Wolf Filho.

Ordem do Dia

No discurso oficial da Força Terrestre para este Dia do Soldado, o Comandante do Exército Brasileiro, que assinou o documento, traçou um paralelo entre momentos marcantes da história do Brasil independente e os valores de Duque de Caxias. “Caxias vive! Vive mercê de seu irretocável histórico de vida castrense e civil (...) Caxias vive! Vive nos mais de 25 mil combatentes da Força Expedicionária Brasileira que deixaram a segurança e o conforto de seus lares; cruzaram as águas do desafiador Atlântico e, destemidos, lutaram bravamente”, enalteceu o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes no documento, lido, em São Paulo, pelo Comandante Miliar do Sudeste.

Ao final do discurso da Ordem do Dia, o Comandante do Exército Brasileiro deixou um recado direto aos soldados. “Discípulos de Caxias, mantenham a fé na missão de nossa Força! Continuem espelhando-se em nosso Patrono, o Marechal e glorioso Duque, sempre firmes e coesos, sob o sagrado manto da Hierarquia e da Disciplina, para que o Exército Brasileiro, perpétuo defensor dos interesses nacionais, permaneça servindo à Nação (...) Que a Legalidade, a Legitimidade e a Estabilidade continuem como valores centrais, sempre em respeito ao Povo e a nossa amada Nação”.

Ao término da formatura, a tropa desfilou em continência ao Comandante Militar do Sudeste. No pátio de formatura do QGI, estavam militares do 2º e 8º Batalhões de Polícia do Exército, da Base de Administração e Apoio do Ibirapuera, do 4º Batalhão de Infantaria Mecanizado, do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, do 2º Batalhão de Suprimento e do Arsenal de Guerra de São Paulo.

Fotos: Sd Zago

registrado em:
Fim do conteúdo da página