Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Regimento Anhanguera completa 100 anos de fundação
Início do conteúdo da página

QGI sedia cerimônia de lançamento de medalha do Bicentenário da Independência

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 11h50 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 11h50 | Acessos: 394

Links relacionados:

São Paulo (SP) – O Quartel-General Integrado (QGI) sediou, no dia 1º de setembro, a solenidade de lançamento e descaracterização do par de cunhos originais da segunda medalha da série Bicentenário da Independência. Na descaracterização do cunho, a matriz (molde/forma) da medalha é destruída, impossibilitando a confecção de novas peças.

De um lado, a medalha traz um retrato de Dom Pedro I, responsável pela proclamação da independência do Brasil, e de outro, um detalhe do quadro "Independência ou Morte", que possui uma réplica no Espaço Cultural do QGI.

O Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e o Diretor de Gestão na Casa da Moeda do Brasil, Luiz Sergio Madeiro da Costa, descaracterizaram os cunhos, acompanhados do Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto, do Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima, do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, General de Brigada Edson Massayuki Hiroshi, e do Chefe da Coordenadoria de Governança do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen.

"É uma cerimônia muito significativa e nos toca que ela seja feita aqui dentro do Quartel-General, porque a gente sempre esteve acompanhando o Brasil em todos os seus momentos cívicos, e no momento da independência não poderia ser diferente. Você vê que a imagem de Dom Pedro está ladeada pelos Dragões da Independência, que são ainda nossos representantes do Exército Brasileiro e vão estar aqui no Bicentenário para poder abrir, acompanhar o hasteamento da bandeira, às margens do Rio Ipiranga", afirmou o General Tomás.

Criada pela artista Glória Dias e modelada pela designer Monique Porto, ambas profissionais da Casa da Moeda do Brasil, a medalha recém-lançada poderá ser adquirida na loja virtual do Clube da Medalha. "Nós teremos apenas 200 medalhas de prata e 200 medalhas de bronze", destacou Luiz Sergio da Costa.

Fotos: Cb De Lima

registrado em:
Fim do conteúdo da página