Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Comitiva da Transpetro visita o CMSE
Início do conteúdo da página

CMSE e USP discutem mudança do clima e Defesa Nacional

Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 14h11 | Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2022, 16h17 | Acessos: 268

São Paulo (SP) – O Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE) do Comando Militar do Sudeste (CMSE) e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) promoveram, no dia 26 de outubro, o seminário "Mudança do Clima e Defesa Nacional: Desafios Estratégicos de Médio e Longo Prazo" na Sala Alfredo Bosi, na Cidade Universitária.

O evento teve como objetivo debater os reflexos que eventos climáticos extremos e catástrofes naturais poderão trazer para as estruturas da Defesa Nacional, além dos riscos a que as populações estarão expostas com tais ocorrências.

O professor Guilherme Ary Plonski e o Assessor de Relações Institucionais do CMSE, General de Divisão João Batista Bezerra Leonel Filho, abriram o seminário.

Já a exposição ficou a cargo do doutor em astrogeofísica Luiz Gylvan Meira Filho e do Coronel Helder de Barros Guimarães, do Comando Militar do Nordeste (CMNE).

Os comentários, por sua vez, foram de responsabilidade do Tenente-Coronel Tiago Corradi Junqueira Pinto, da 2ª Região Militar, e do coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP, Alberto Pfeifer Filho, que também moderou a discussão juntamente com o Coronel Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon, do CMSE.

Foram abordados assuntos como conflitos por acesso a recursos, deslocados e refugiados ambientais, questões humanitárias, proteção e defesa civil, mudanças na geopolítica e relações de poder no sistema internacional, novos desafios e novas capacidades requeridas às Forças Armadas.

Fotos: Cb De Lima

registrado em:
Fim do conteúdo da página