Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Comitiva internacional visita o CMSE
Início do conteúdo da página

Soldado Nascimento: relembre a passagem de Pelé pelo Exército Brasileiro

Publicado: Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 16h24 | Última atualização em Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 08h38 | Acessos: 22643

Links relacionados:

O Rei do Futebol e veterano do Exército Brasileiro Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, faleceu nesta quinta-feira, dia 29 de dezembro, aos 82 anos, em decorrência de complicações de um câncer no cólon.

O Soldado Nascimento (Nr 201) incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 20 de janeiro de 1959, no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM), localizado em Santos, hoje 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) e atualmente situado em Praia Grande (SP).

Durante sua passagem pelo Exército, já campeão Mundial de Futebol na Copa do Mundo de 1958, conquistou o Campeonato Sul-americano de Futebol das Forças Armadas, marcando o gol decisivo no jogo final contra a Seleção Militar da Argentina (Brasil 2 x 1 Argentina).

Enquanto atuou pela equipe do Exército, o Rei marcou 14 gols em 10 partidas, de acordo com o Centro de Memória e Estatística do Santos Futebol Clube. O saldo de gols ao longo de sua carreira foi de 1.283.

Em entrevista à Revista Verde-Oliva em 2006, Pelé disse que a disciplina e o respeito ao próximo foram os principais ensinamentos que obteve na caserna. "Eu me orgulho muito, porque serviu de base para minha formação e meu caráter. Acho que todos os jovens deveriam passar pelo Exército", afirmou à época.

O Rei também contou que aprendeu a costurar, cozinhar, lavar e passar roupas durante o serviço militar. "Quando voltei da Copa do Mundo da Suécia (1958), tirava serviço de sentinela no portão do quartel em Santos (SP) e todo mundo que passava queria cumprimentar o Pelé, campeão do mundo, e pedir autógrafos. Eu morria de vergonha e levava bronca do sargento", relatou.

Fotos: Arquivo pessoal

registrado em:
Fim do conteúdo da página