Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Comando Militar do Sudeste forma novos 'snipers'
Início do conteúdo da página

CMSE promove debate sobre a Guerra na Ucrânia

Publicado: Quinta, 02 de Março de 2023, 16h19 | Última atualização em Terça, 07 de Março de 2023, 14h12 | Acessos: 765

São Paulo (SP) – O Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE) do Comando Militar do Sudeste (CMSE) realizou, nos dias 1º e 2 de março, uma reunião técnica com o tema "Um ano da Guerra da Ucrânia: reflexos para a Segurança & Defesa do Brasil".

A reunião reuniu especialistas da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), da Escola de Segurança Multidimensional (ESEM), da Escola de Guerra Naval (EGN), do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O objetivo foi debater e refletir sobre o conflito em curso no Leste Europeu e suas consequências para a segurança internacional.

Um ano de guerra na Ucrânia

Em 24 de fevereiro, tropas russas cruzaram a fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, numa invasão de larga escala, algo não visto desde a Segunda Guerra Mundial. Os combates duros e violentos deram o caráter de um conflito de larga escala que envolveu atores de toda a ordem, com consequências globais.

Núcleo de Estudos Estratégicos

O Núcleo de Estudos Estratégicos é o órgão de assessoramento do CMSE e tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento da mentalidade de defesa na sociedade brasileira, no âmbito do Estado de São Paulo.

Fotos: Sd Norberto

registrado em:
Fim do conteúdo da página