Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Exercício Santa Bárbara 2023 entrega tropas de Artilharia prontas para o Exército
Início do conteúdo da página

Vitória dos Aliados na 2ª Guerra Mundial completa 78 anos

Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 16h50 | Última atualização em Terça, 09 de Mai de 2023, 16h23 | Acessos: 776

Links relacionados:

São Paulo (SP) – Há 78 anos, a cobra fumou! E a data de 8 de maio entrou para a história como símbolo da coragem e sacrifício de homens e mulheres que lutaram pelos ideais de liberdade e democracia. Acabava a Segunda Guerra Mundial na Europa, a paz e a liberdade eram restabelecidas. Era o Dia da VITÓRIA.

Com o objetivo de exaltar a participação brasileira nos campos de batalha na Itália durante a Segunda Guerra Mundial e reverenciar os mais de 25 mil heróis brasileiros que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), o Comando Militar do Sudeste (CMSE) realizou uma solenidade na Praça Carlos Gardel, em São Paulo, onde está localizado o Monumento aos aos Mortos da II Guerra Mundial.

A cerimônia, que foi abrilhantada pelo Senhor Orlando Donadio, ex-combatente do Grupo Bandeirante, e por alunos do Colégio Militar de São Paulo (CMSP), foi presidida pelo General de Exército Francisco Carlos Modesto, antigo Chefe do Estado-Maior do Exército, e contou com a presença do Deputado Federal Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada, General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Luiz Gonzaga Viana Filho, Comandante da 2ª Divisão de Exército, e demais autoridades civis e militares da Marinha, da Força Aérea, da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana.

Em homenagem aos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, uma coroa de flores foi depositada no monumento. Com a participação da Banda de Música, todos cantaram a Canção do Expedicionário.

Após o canto, o Diploma de Colaborador Emérito do Exército foi entregue à Senhora Silvana Perassoli Ayroza Galvão Ribeiro, em reconhecimento aos seus feitos pela memória da FEB e manutenção do monumento, além de um Braçal de Militay Police ao Senhor Orlando Donadio, a fim de rememorar o braçal usado por ele no navio General Mann, no qual embarcou em setembro de 1944.  

Fotos: Sd Norberto

registrado em:
Fim do conteúdo da página