Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > 8º BPE participa da Corrida da Paz 2020
Início do conteúdo da página

Banda Sinfônica do Exército ensaia com trombonista da OSESP

Publicado: Terça, 09 de Mai de 2023, 16h07 | Última atualização em Terça, 09 de Mai de 2023, 16h12 | Acessos: 687

Osasco (SP) – A Banda Sinfônica do Exército (BSE) recebeu o trombonista Darcio Gianelli, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), nesta quinta-feira (9), no 4º Batalhão de Infantaria Mecanizado (4º BI Mec). Juntos, o convidado e os músicos da BSE ensaiaram o concerto para trombone e banda sinfônica "Colors", de Bert Appermont.

"Esse intercâmbio é muito importante, são trocas de informações", afirmou o Subtenente Daniel, maestro assistente da BSE. "Ganhamos muito com isso, você dá um quilate a mais à sua sabedoria", acrescentou.

Darcio Gianelli aprendeu a tocar com o pai, o trombonista Reinaldo Gianelli, da Banda de Música da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). "Desde criança, eu já ia ouvindo o som do instrumento. Via aquela movimentação, ele saindo para tocar, e eu tinha vontade de fazer a mesma coisa", contou.

Na OSESP desde 2006, Darcio Gianelli já passou pela Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, pela Orquestra Experimental de Repertório, pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, pela faculdade de música Juilliard, nos Estados Unidos, e pela Orquestra Sinfônica da Galícia, na Espanha.

Ensaiar com a BSE foi de grande valia, segundo o trombonista. "Essa troca de experiências é muito enriquecedora, extremamente importante", avaliou.

Para Gianelli, a BSE é uma das melhores que existem atualmente no Brasil. "Fiquei muito impressionado com o nível", disse.

Banda Sinfônica do Exército

A Banda Sinfônica do Exército foi criada em 2002 e tem como objetivo fazer da música um bem comum, estabelecendo um elo artístico-cultural com a sociedade e promovendo a difusão da música e das tradições da Força Terrestre.

Administrada pela Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB), a BSE é composta por 57 militares e tem a Fundação Habitacional do Exército (FHE/POUPEx) como sua principal patrocinadora.

Fotos: Sd Valeriano

registrado em:
Fim do conteúdo da página