Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Colégios Militares participam de feira de ciências em São Paulo
Início do conteúdo da página

11ª Brigada de Infantaria Mecanizada completa 80 anos

Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2023, 16h02 | Última atualização em Sexta, 12 de Mai de 2023, 09h59 | Acessos: 636

Links relacionados:

Campinas (SP) – A 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada (11ª Bda Inf Mec) – Brigada Anhanguera comemorou 80 anos de criação no dia 4 de maio.

A solenidade em comemoração ao aniversário contou com a presença do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, do Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Luiz Gonzaga Viana Filho, do Comandante da 11ª Bda Inf Mec, Agnaldo Oliveira Santos, entre outras autoridades.

Recentemente mecanizada, em março deste ano, a 11ª Bda Inf Mec já recebeu 72 viaturas Guarani. Até o final de 2023, a previsão é que a Brigada conte com 144 blindados distribuídos em suas organizações militares nas guarnições de Campinas, Osasco, Lins, Pirassununga e Pindamonhagaba.

Fruto da nova capacidade adquirida com a mecanização, a Brigada Anhanguera passou a contribuir com tropas para integrar uma Força de Prontidão (FORPRON) operacional do Exército, readquirindo proteção blindada, potência de fogo, mobilidade e ação de choque, com o objetivo de se projetar como uma tropa expedicionária singular, com capacidade de operar em qualquer parte do território nacional e no exterior.

Além disso, com a chegada do blindado Guarani, o Centro de Instrução de Operações Urbanas (CIOU) da Brigada, sediado em Campinas (SP), vem atualizando as técnicas, táticas e procedimentos no emprego do binômio homem-carro nas operações urbanas, alinhado com os conflitos da atualidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página