Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Desfile de 7 de Setembro em São Paulo
Início do conteúdo da página

Vale do Paraíba sedia exercício com aeronaves da Aviação do Exército

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 13h51 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 14h00 | Acessos: 596

Vale do Paraíba (SP) – O Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté (SP), realizou, entre os dias 15 de maio e 3 de junho, a Operação 3 Luas. O exercício simulado ocorreu em 3 fases. A primeira delas foi uma simulação construtiva, seguida pela simulação virtual realizada na Divisão de Simulação do Centro de Instrução da Aviação do Exército (CIAvEx) e finalizando com a fase viva, que foi a execução prática no terreno nas cidades do Vale do Paraíba.

Durante a operação, as técnicas e treinamentos avançados em relação aos voos com Óculos de Visão Noturna (OVN) foram aprimorados e reforçados.

Na primeira fase, as unidades receberam as ordens de operações, fizeram o planejamento e emitiram suas ordens. Feito isso, teve início o jogo de guerra por meio da execução das ordens fragmentadas.

Na segunda fase, as tripulações dos Batalhões de Aviação executaram as missões táticas nos simuladores de voo.

Já na terceira semana, durante a fase viva, mais de 600 militares e 14 aeronaves dos modelos Jaguar, Cougar, Pantera K2 e Fennec AvEx foram empregados em uma simulação de confronto que ocorreu nas cidades de Cachoeira Paulista, Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Pindamonhangaba, Taubaté e Caçapava.

O objetivo foi realizar a certificação do 2º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército) no módulo especializado da Força de Prontidão da Força Terrestre e o adestramento da Brigada Ricardo Kirk, com a presença das organizações militares AvEx de Taubaté. Além da Aviação, participaram do exercício militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e do Comando de Defesa Antiaérea.

registrado em:
Fim do conteúdo da página