Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Desfile de 7 de Setembro em São Paulo
Início do conteúdo da página

Dia do Serviço de Veterinária do Exército é celebrado no 2º BPE

Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2023, 12h20 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2023, 12h22 | Acessos: 850

Osasco (SP) – O 2º Batalhão de Polícia do Exército (2º BPE) realizou uma formatura militar no dia 23 de junho para comemorar o Dia do Serviço de Veterinária do Exército, celebrado em 17 de junho, além de homenagear o Patrono da Medicina Veterinária Militar, Tenente-Coronel Médico João Moniz Barreto de Aragão.

Durante a solenidade, a tropa entoou a Canção do Batalhão e o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, General de Brigada Maurício Vieira Gama, colocou uma coroa de flores no retrato do Patrono, acompanhado do Comandante do 2º BPE, Coronel Cardoso, e do Capitão Felipe, veterinário da unidade.

Um texto alusivo à data foi lido e o Comandante fez uso da palavra. Ao final da cerimônia, a tropa desfilou em continência ao General Maurício.

Patrono

João Moniz Barreto de Aragão nasceu no dia 17 de junho de 1874, em Santo Amaro (BA).

Quase ao término do curso acadêmico, interrompeu o ano letivo e se apresentou ao comandante do 3º Distrito Militar, com o intuito de rumar para Canudos, sertão onde as forças federais combatiam os jagunços.

Em Canudos teve ação destacada, evidenciando valor profissional, amor ao trabalho e acentuado espírito de solidariedade.

O Dr. Muniz de Aragão ingressou no Quadro de Médicos do Exército em 1901, no posto de primeiro tenente.

Faleceu no Rio de Janeiro em 16 de janeiro de 1922 e, em março de 1962, se tornou Patrono do Serviço de Veterinária do Exército por meio do Decreto nº 51.492.

Fotos: Sgt Alexandre

registrado em:
Fim do conteúdo da página