Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Colégios Militares participam de feira de ciências em São Paulo
Início do conteúdo da página

Subunidade do 4° BI Mec é certificada como Força de Prontidão

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 10h07 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 10h04 | Acessos: 1259

Osasco, Cotia e Ibiúna (SP) – Entre os dias 26 e 30 de junho, a 2ª Companhia do 4º Batalhão de Infantaria Mecanizado (4º BI Mec) - Regimento Raposo Tavares, subunidade de pronto emprego do Batalhão, participou da Operação Ibiúna, exercício de simulação viva, que corresponde à terceira fase do processo de certificação como Força de Prontidão (FORPRON) do Exército Brasileiro.

Durante a atividade, que ocorreu nos municípios de Cotia e Ibiúna, a subunidade FORPRON colocou em prática os conhecimentos adquiridos ao longo das instruções teóricas e simulações virtuais para superar os problemas militares simulados apresentados pela direção do exercício.

Iniciando o exercício, ocorreu o apronto operacional, atividade na qual os militares demostraram o preparo intelectual e de material da tropa mecanizada, além das excelentes condições das Viaturas Blindadas de Tropa Pessoal Guarani (VBTP) que foram empregadas na atividade. Em seguida, ocorreu uma marcha para o combate em que a tropa percorreu aproximadamente 40 quilômetros, superando as resistências impostas pelo inimigo ao longo do eixo de progressão até ocupar uma zona de reunião.

No prosseguimento da marcha para o combate, a subunidade FORPRON se deparou com uma posição inimiga defendida por um pelotão de cavalaria mecanizado, o que obrigou a tropa a utilizar sua proteção blindada e mobilidade para realizar um ataque de oportunidade para conquistar a posição. Após o ataque, a tropa continuou seu deslocamento e proveu a segurança de uma estrutura estratégica: a subestação de Furnas, em Ibiúna.

Coroando o exercício, a tropa explorou as características do binômio carro-homem para realizar um investimento seletivo no município de Ibiúna e conquistar os objetivos propostos com velocidade e segurança.

Com a conclusão da Operação Ibiúna, a subunidade FORPRON do 4º BI Mec está apta para o ciclo de prontidão e em condições de atuar em missões reais de combate convencional, em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ou em operações interagências em qualquer parte do território nacional como Força Estratégica do Exército, ficando à disposição do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado e da 15º Brigada de Infantaria Mecanizada.

Além dos integrantes da subunidade FORPRON, militares da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado e do Centro de Adestramento Sul participaram da atividade e contribuíram para a capacitação da tropa certificada e para o sucesso do exercício.

Finalizando a atividade, o Regimento Raposo Tavares aproveitou o apoio prestado pelos municípios para realizar o batismo das VBTP Guarani em homenagem a Cotia e Ibiúna, estreitando os laços com a sociedade paulista.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página