Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Desfile de 7 de setembro conta com mais de 2 mil militares do CMSE
Início do conteúdo da página

Militares do CMSE externam respeito e admiração aos veteranos

Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 15h00 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 15h54 | Acessos: 641

São Paulo (SP) – O Comando Militar do Sudeste (CMSE) celebrou o Dia do Veterano no dia 19 de julho. As comemorações incluíram uma solenidade no Quartel-General do CMSE e uma apresentação da Banda Sinfônica do Exército.

Na solenidade realizada no Pátio de Formatura Sargento Mário Kozel Filho, os veteranos puderam relembrar os tempos de caserna e desfilar em continência ao Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves.

"Hoje foi um dia especial", disse o Coronel Luiz Cavalcanti de Albuquerque, da turma de 1950, última turma da Escola Militar de Resende, atual Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). "Gostei muito da formatura, eu assisti aos soldados passarem e depois fiquei esperando, aí fui eu desfilar. Imagine, há quantos anos eu não vejo isso?! Então hoje foi um dia felicíssimo. Encontrei muita gente amiga, gente com quem eu servi", completou o veterano, que comandou o 22º Batalhão Logístico Leve.

Já no Espaço Cultural do CMSE, onde ocorreu a apresentação da Banda Sinfônica, os veteranos ouviram clássicos da música brasileira, como Evidências, e músicas tema de filmes.

Entre os veteranos presentes estava o Chefe do Escritório Regional São Paulo do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SISDIA), General de Exército Francisco Carlos Modesto; o General de Divisão Luiz Wilson Marques Daudt; o General de Divisão Roberto Sebastião Peternelli Júnior, antigo Comandante da 2ª Região Militar; o General de Divisão Jamil Megid Junior; o General de Divisão Antonino dos Santos Guerra Neto, antigo Comandante da 2ª Região Militar; o General de Divisão Eduardo Diniz, presidente do Círculo Militar de São Paulo e antigo Comandante da 2ª Divisão de Exército; o General de Brigada Akira Obara; e o General de Brigada Hedel Fayad.

Dia do Veterano

O Dia do Veterano é celebrado em 18 de julho, com a finalidade de despertar o sentimento de pertencimento e orgulho naqueles que deixaram o serviço ativo do Exército Brasileiro.

A data foi escolhida em virtude do retorno ao Rio de Janeiro do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB), vindo do teatro de operações da Itália, por ocasião do fim da Segunda Guerra Mundial.

Naquele 18 de julho de 1945, o navio-transporte General Meyghs atracou no cais do porto do Rio de Janeiro, capital do País à época, em meio a uma multidão estimada em 800 mil pessoas, um número expressivo, considerando que a população da cidade era de menos de 2 milhões de moradores.

A gratidão, o apreço e a consideração da população pelos Pracinhas, que chegavam vitoriosos depois de fazerem a "cobra fumar" nos campos de batalha da Itália, ficaram evidenciados nas manifestações impregnadas de forte emoção e na intensa vibração cívica durante o desfile militar que ocorreu na Avenida Rio Branco.

Fotos: Sd Chagas

registrado em:
Fim do conteúdo da página