Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Desfile de 7 de Setembro em São Paulo
Início do conteúdo da página

2ª Companhia de Transporte forma primeira militar motorista categoria D

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2023, 14h43 | Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2023, 14h53 | Acessos: 846

São Paulo (SP) – A 2ª Companhia de Transporte (2ª Cia Trnp) formou a primeira militar motorista na categoria D de habilitação. A partir de agora, a 3º Sargento Maryana de Oliveira está apta a conduzir veículos utilizados no transporte de passageiros com lotação acima de oito lugares, como ônibus, micro-ônibus e van.

O curso de formação de condutores ocorreu entre os dias 17 e 28 de julho na Autoescola Marechal Bitencourt, da 2ª Cia Trnp.

Mulheres no Exército

Atualmente, o Exército Brasileiro conta com mais de 13 mil mulheres em organizações militares de todo o País. Desde a inserção de mulheres no Exército, em 1992, o efetivo de mulher vem crescendo, e elas passaram a assumir cada vez mais funções dentro da instituição.

Hoje, elas são paraquedistas, instrutoras, engenheiras, especialistas em logística, material bélico, saúde e diversas outras áreas.

História da mulher no Exército

A primeira participação de uma mulher em combate ocorreu em 1823. Maria Quitéria de Jesus lutou pela manutenção da independência do Brasil, sendo considerada a primeira mulher a assentar praça em uma unidade militar.

Carreira

A mulher que deseja seguir carreira no Exército Brasileiro poderá prestar concurso de âmbito nacional para as seguintes escolas militares:

- Escola Preparatória de Cadetes do Exército: www.espcex.eb.mil.br 
- Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx): www.esfcex.ensino.eb.br 
- Escola de Saúde do Exército (EsSEx): www.essex.ensino.eb.br 
- Instituto Militar de Engenharia (IME): www.ime.eb.br 
- Escola de Sargentos de Logística (EsSLog): www.esslog.ensino.eb.br 

registrado em:
Fim do conteúdo da página