Soldados do 5º BIL são capacitados em operações com emprego de helicópteros
Lorena (SP) – Entre os dias 3 e 7 de julho, o 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL) realizou o Estágio Básico do Combatente Aeromóvel (EBCA) para os soldados do efetivo variável incorporados neste ano.
Além de habilitar os militares para realização de operações que envolvam o emprego de helicópteros, característica principal do combatente aeromóvel, o adestramento teve como objetivos o desenvolvimento dos atributos da área afetiva, o aprimoramento do espírito de corpo, do sentimento de cumprimento de missão.
O estágio foi dividido em duas fases. Na primeira, denominada fase técnica, foram ministradas instruções de balizamento de aeronaves, fundamentos das operações aeromóveis, técnicas de patrulhas, orientação, técnicas aeromóveis de desembarque rápido de aeronaves (rapel e fast-hope), fortificação de campanha e nós e amarrações.
Na segunda fase, de operações, os estagiários simularam a realização de um assalto aeromóvel, estabelecendo uma cabeça de ponte aeromóvel na região da área de instrução da Fábrica Presidente Vargas (IMBEL) em Piquete/SP, de onde realizaram a exfiltração a pé até a região de Lorena/SP.
Também participaram do estágio cabos e soldados do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º BIL Mth), do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve (1º Esqd C L) e da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (12º Cia E Cmb L), com sede em Belo Horizonte/MG, Valença/RJ e Pindamonhangaba/SP, respectivamente.
https://cmse.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias-categoria/811-soldados-do-5-bil-sao-capacitados-em-operacoes-com-emprego-de-helicopteros#sigProId8b9223d514