Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Organizações militares do CMSE incentivam civismo e patriotismo em escolas
Início do conteúdo da página

Soldados do 5º BIL são capacitados em operações com emprego de helicópteros

Publicado: Segunda, 10 de Julho de 2023, 14h43 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2023, 14h07 | Acessos: 366

Lorena (SP) – Entre os dias 3 e 7 de julho, o 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL) realizou o Estágio Básico do Combatente Aeromóvel (EBCA) para os soldados do efetivo variável incorporados neste ano.

Além de habilitar os militares para realização de operações que envolvam o emprego de helicópteros, característica principal do combatente aeromóvel, o adestramento teve como objetivos o desenvolvimento dos atributos da área afetiva, o aprimoramento do espírito de corpo, do sentimento de cumprimento de missão.

O estágio foi dividido em duas fases. Na primeira, denominada fase técnica, foram ministradas instruções de balizamento de aeronaves, fundamentos das operações aeromóveis, técnicas de patrulhas, orientação, técnicas aeromóveis de desembarque rápido de aeronaves (rapel e fast-hope), fortificação de campanha e nós e amarrações.

Na segunda fase, de operações, os estagiários simularam a realização de um assalto aeromóvel, estabelecendo uma cabeça de ponte aeromóvel na região da área de instrução da Fábrica Presidente Vargas (IMBEL) em Piquete/SP, de onde realizaram a exfiltração a pé até a região de Lorena/SP.

Também participaram do estágio cabos e soldados do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12º BIL Mth), do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve (1º Esqd C L) e da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (12º Cia E Cmb L), com sede em Belo Horizonte/MG, Valença/RJ e Pindamonhangaba/SP, respectivamente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página