Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > CMSE prestigia aniversário de 470 anos de São Paulo
Início do conteúdo da página

Exposição do Exército é sucesso em São Paulo

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 11h01 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 11h22 | Acessos: 2063

Links relacionados:

São Paulo (SP) – O frio e a chuva não impediram que crianças e adultos prestigiassem a Exposição do Exército (ExpoEx) em comemoração ao Dia do Soldado nos dias 26 e 27 de agosto. O Obelisco do Ibirapuera ficou repleto de barracas com materiais de emprego militar.

Apesar do mau tempo, os visitantes puderam andar a cavalo, passear de blindado, fazer escalada e tomar a vacina contra a gripe.

"Eu estava com muito medo de andar a cavalo, mas já superei e vou andar de novo", afirmou, animada, a pequena Letícia Silva de Oliveira, de 8 anos.

A programação também contou com demonstrações de cães de guerra e apresentações das bandas de música do 2º Batalhão de Polícia do Exército (2º BPE) e do 4º Batalhão de Infantaria Mecanizado (4º BI Mec).

Quem esteve na exposição ainda teve a oportunidade de conferir a atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, a participação brasileira em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), o trabalho do Destacamento de Desativação de Artefatos Explosivos, as formas de ingresso no Exército Brasileiro, o emprego do radar Saber M60, o funcionamento da cozinha de campanha Arpa, entre outras informações.

Além disso, a Banda Sinfônica do Exército e o coral do Colégio Militar de São Paulo encantaram os presentes com clássicos da música brasileira e canções temas de filmes.

Soldado – Valor, sacrifício e dedicação à Nação

O Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto, data de nascimento do Marechal Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Patrono do Exército Brasileiro, Caxias lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata, ficando conhecido como "O Pacificador".

No dia 25 de agosto, o Exército Brasileiro reverencia todos os soldados do País, que se dedicam ao serviço da Pátria e a defendem com o sacrifício da própria vida.

Fotos: Sgt Marcos, Cb Giorgetti, Sd Norberto, Sd Chagas, Sd Honda e Sd Valeriano

registrado em:
Fim do conteúdo da página