Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Desfile de 7 de Setembro em São Paulo
Início do conteúdo da página

Apronto operacional marca início da Operação Agulhas Negras

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 10h49 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 09h45 | Acessos: 615

Links relacionados:

Vale do Paraíba (SP) – A 2ª Divisão de Exército realiza a Operação Agulhas Negras entre os dias 18 e 29 de setembro, na região do Vale do Paraíba. O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão das tropas do Comando Militar do Sudeste (CMSE) em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis. O exercício ainda demarca o coroamento do ano de instrução militar.

A área de operações inclui as cidades paulistas de Taubaté, Lorena, Cachoeira Paulista, Areias, Silveiras e São José do Barreiro, se estendendo até Itatiaia e Resende, ambas no estado do Rio de Janeiro. Na 28ª edição do Exercício Agulhas Negras, cerca de 4,3 mil militares de mais de 40 unidades do Exército participarão das operações e estarão nas ruas dessas cidades para fins de treinamento.

A Operação Agulhas Negras é um adestramento previsto no Plano de Instrução Militar do Exército Brasileiro e a realização do treinamento não está vinculada a nenhum contexto de emprego real e recente das Forças Armadas.

O exercício envolverá diversas atividades militares, dentre as quais se destacam deslocamentos de tropa a pé e motorizados, ações com presença de tropa nas localidades, patrulhas, emprego de helicópteros e transposição de curso d’água, entre outras. Ressalta-se que todas as atividades serão supervisionadas com ênfase nas medidas de segurança. Além disso, o exercício em questão não acarretará danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

O início das atividades ocorreu no Comando de Aviação do Exército (CAvEx), com a realização de um apronto operacional, no qual o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, verificou as condições das tropas para o exercício.

Na ocasião, os participantes do Programa Conheça Seu Exército, que contou com autoridades dos três Poderes, puderam acompanhar o apronto e conhecer as capacidades do CMSE e as instalações do CAvEx.

registrado em:
Fim do conteúdo da página