Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > CMSE prestigia aniversário de 470 anos de São Paulo
Início do conteúdo da página

CMSE debate desafios e tendências da Comunicação Estratégica

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 09h46 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 09h43 | Acessos: 298

Links relacionados:

São Paulo (SP) – Com o objetivo de estimular o debate de temas relevantes não apenas para o meio militar, mas também para os demais setores da sociedade, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) promoveu o "I Simpósio de Comunicação Estratégica do CMSE – Desafios e Tendências" no dia 27 de setembro, no Quartel-General do CMSE.

Na abertura do evento, o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, destacou a importância da comunicação. "Todos nós lidamos com comunicação todos os dias. Tudo gira em torno da comunicação. Tudo é a maneira como as instituições se colocam perante a sociedade", afirmou.

Em seguida, a professora e pesquisadora Margarida Maria Krohling Kunsch, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ministrou a palestra "Comunicação Estratégica: concepções e aplicações".

A docente e autora de livros destacou que a área de comunicação das empresas e instituições não pode ser lembrada somente para gerenciar crises. "A comunicação não pode ser feita apenas por um setor. O departamento de comunicação articula as informações, mas todos têm que assimilá-las. É um trabalho articulado, integrado entre as áreas. Para a comunicação ser estratégica, ela tem que participar da tomada de decisões", ressaltou.

Antonio Carlos Pereira, antigo diretor do jornal O Estado de S.Paulo, também contribuiu para o debate, lendo artigos e matérias publicados em jornais e fazendo considerações sobre os textos.

Na sequência, o advogado Bruno Schweter, diretor jurídico, compliance e governança corporativa da Airbus, abordou o tema “Comunicação efetiva no mundo empresarial: impactos na governança corporativa e no programa de compliance".

Segundo o palestrante, uma comunicação efetiva depende de uma linguagem realista, precisa e visual, e deve atingir a todos.

O Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Junior, ainda falou sobre a Comunicação Estratégica no Exército Brasileiro e, ao final, os participantes fizeram perguntas.

Fotos: Sd Norberto

registrado em:
Fim do conteúdo da página