Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Desfile de 7 de Setembro em São Paulo
Início do conteúdo da página

Alunos do CPOR/SP são declarados Aspirantes a Oficial

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 09h12 | Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 09h24 | Acessos: 395

São Paulo (SP) – O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP) declarou Aspirantes a Oficial da Reserva 159 alunos da turma "Tenente Ary Rauen". A cerimônia do Aspirantado foi realizada no dia 2 de dezembro no Centro Solar dos Andradas, sede do CPOR/SP, e foi marcada pela entrega da espada, símbolo do Oficialato nas Forças Armadas.

Ao longo dos últimos dez meses de formação como alunos do CPOR/SP, os militares em idade de Serviço Militar Obrigatório desenvolveram, por meio das instruções ministradas no CPOR/SP, as competências técnico-profissionais e cognitivas necessárias à atividade militar.

Antes da entrega das espadas e do Compromisso do Aspirante a Oficial da Reserva do Exército, o primeiro colocado geral da turma de 2023, Aspirante a Oficial Guilherme Costa, recebeu por mérito, das mãos do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, a Medalha Correia Lima, condecoração entregue aos alunos destaque dos CPOR.

Na sequência, os primeiros colocados de cada curso receberam as espadas das mãos dos generais presentes. Depois, os familiares dos demais alunos puderam entregar as espadas aos militares que estavam em forma no Pátio Patriarca da Independência.

O Comandante Militar do Sudeste e o Comandante do CPOR/CMSP, Coronel Alexandre Lückemeyer Machado Carrion, fizeram o uso da palavra. Ambos parabenizaram os novos Aspirantes a Oficial da Reserva e destacaram a valorosa formação para o Exército Brasileiro e para a nação.

"Os valores como a ética e a moral, tão importantes e cultuados pelo Exército, são tão ou mais importantes para a nossa nação. Honrem seus pais, honrem o Exército Brasileiro, honrem seus superiores e, acima de tudo, honrem e respeitem seus subordinados. Faça isso onde estiverem, como homens de bem, contribuindo para a sociedade", afirmou o General Amin.

"Vocês são agora vetores dos valores aprendidos aqui, ensinados pelo invicto Exército de Caxias. A vocação, a força de vontade, a persistência e o idealismo os trouxeram até aqui e saibam que a experiência e o aprendizado no CPOR não foram em vão", disse o Coronel Carrion.

Com a túnica cinza, os novos Aspirantes a Oficial da Reserva do Exército Brasileiro saíram, pela última vez, marchando pelo Portão das Armas, simbolizando a conclusão da formação na linha de ensino militar bélico.

O nome da turma de 2023, "Tenente Ary Rauen", homenageia o combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

A formatura do Aspirantado contou com a presença do Chefe da Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil), General de Divisão Josias Pedrotti da Rosa; do Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Luiz Gonzaga Viana Filho; do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, General de Brigada Maurício Vieira Gama; e do Chefe da Assessoria Especial do CMSE, General de Brigada Eduardo Rodrigues Schneider.

Temporários

O serviço militar temporário tem caráter voluntário. É uma forma de entrada às fileiras do Exército por brasileiros de ambos os sexos, de todo o território nacional. Sua permanência na Força é de até 8 anos.

Saiba mais aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página