Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > CMSE prestigia aniversário de 470 anos de São Paulo
Início do conteúdo da página

2ª Região Militar e 2ª Divisão de Exército têm novos comandantes

Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2024, 13h23 | Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2024, 08h33 | Acessos: 942

Links relacionados:

São Paulo (SP) – O Quartel-General do Comando Militar do Sudeste (CMSE) recebeu tropas de todo o Estado de São Paulo para as passagens de comando da 2ª Região Militar (2ª RM) e da 2ª Divisão de Exército (2ª DE), no dia 18 de janeiro.

O General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro passou o comando da 2ª RM para o General de Divisão Alexandre de Almeida Porto e o General de Divisão Luiz Gonzaga Viana Filho passou o comando da 2ª DE para o General Montenegro.

As passagens de comando tiveram início com as cerimônias de inauguração dos retratos dos Generais Montenegro e Viana Filho nas galerias dos antigos comandantes da 2ª RM e 2ª DE, respectivamente.

Na sequência, o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, presidiu a cerimônia militar de passagem de comando no pátio Sargento Mário Kozel Filho, onde a tropa cantou o Hino Nacional e os Generais apresentaram suas despedidas.

"Comandar a Região Militar foi um grande aprendizado, com ricas experiências e grande crescimento profissional", afirmou o General Montenegro. "Após 13 meses à frente da Região das Bandeiras, tenho um sentimento de realização profissional, de gratidão", acrescentou.

O General Viana Filho também agradeceu pelos quase nove meses de convívio na 2ª DE. "Eu quero destacar o imenso orgulho, a grande honra e o sentimento de realização profissional por ter comandado os mais de 4.500 homens e mulheres da nossa Divisão Presidente Costa e Silva e suas 27 organizações militares", disse. "Nesse ano de instrução, eu tive a felicidade, uma oportunidade maravilhosa de ser responsável pelo preparo e emprego dessa tropa aguerrida, profissional e extremamente operacional", adicionou.

Ao final da formatura, a tropa desfilou no pátio Sargento Mário Kozel Filho.

Currículos

Nascido em 9 de janeiro de 1966, em Três Corações (MG), o General Montenegro incorporou às fileiras do Exército em 25 de fevereiro de 1984, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1987 e promovido ao posto atual em 31 de março de 2021.

Entre os cargos de destaque do General Montenegro estão: Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Cristalina (GO); Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, localizada no Rio de Janeiro (RJ); Chefe do Gabinete do Estado-Maior do Exército e Diretor de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM), ambos em Brasília (DF).

Já o General Porto nasceu em 24 de março de 1967, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Incorporou às fileiras do Exército em 23 de fevereiro de 1985, na Academia Militar das Agulhas Negras, foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia em 15 de dezembro de 1988 e ascendeu ao posto atual em 31 de março de 2022.

Como Oficial-General, o General Porto foi Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e Gerente do Programa Estratégico de Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro, em Guarujá (SP), além de Diretor de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), na capital federal. Até o momento, era Diretor de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM), também em Brasília (DF).

Fotos: Cb Giorgetti, Sd Alves Ribeiro e Sd Honda

registrado em:
Fim do conteúdo da página