Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Desfile de 7 de setembro conta com mais de 2 mil militares do CMSE
Início do conteúdo da página

Estudantes do CMSP vão participar de Olimpíada de Matemática na Tailândia

Publicado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 09h52 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2024, 09h57 | Acessos: 193

São Paulo (SP) – Alunos do Colégio Militar de São Paulo (CMSP) irão embarcar, no dia 21 de fevereiro, para Bangcoc, na Tailândia, para participar da International Talent Mathematics Contest (ITMC). A ITMC vai reunir competidores de dez países.

Os oito estudantes do CMSP que irão compor a delegação brasileira na Ásia foram medalhistas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) em 2023, aplicada em diversas escolas do país e utilizada como ferramenta de seleção para a participação na ITMC. A OIMSF é a maior olimpíada interclasses do mundo e teve sua origem na França.

A competição na Tailândia ocorrerá entre os dias 24 e 28 de fevereiro e a expectativa dos alunos da "Escola de Líderes" é trazer medalhas ao Brasil. Segundo a Rede POC (Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento), instituição que representa o evento no Brasil, 17 escolas de sete Estados reunirão 110 estudantes brasileiros na Tailândia. Seis estabelecimentos de ensino são do Estado de São Paulo.

O CMSP é a única escola do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), gerido pelo Exército Brasileiro, a enviar representantes à ITMC. O SCMB mantém 15 escolas de Ensino Fundamental (Ciclo 2) e Médio que, além de atender a família militar, permite a qualquer estudante, por mérito, ingressar nas unidades desde que aprovado no processo seletivo de admissão.

Preparo

A delegação do CMSP tem alunos do 6º ao 9º anos e está, desde o período de férias, participando de aulas preparatórias para a competição sob a supervisão da coordenadora da disciplina de matemática, Capitão Renata Aguiar. Além dela, mais um professor, irá viajar com os alunos no próximo dia 21. Eles retornarão ao Brasil no dia 29 de fevereiro.

"O convite que recebemos para participar da competição na Tailândia é um marco na história do Colégio Militar de São Paulo e resultado do intenso e dedicado trabalho que desenvolvemos na formação dos nossos alunos. Será nossa primeira experiência internacional, estamos otimistas", afirmou o Comandante do Colégio, Coronel Alexandre Lückemeyer Machado Carrion.

A Capião Renata Aguiar destacou o orgulho que é integrar a delegação brasileira em um evento tão importante. “Nossos alunos irão competir e, tão importante quanto as medalhas que porventura virão, é a experiência única que esses meninos e meninas levarão para a vida toda”, disse.

Na última sexta-feira (16), os estudantes realizaram um simulado da prova da ITMC para reforçar as atividades de preparo para o desafio.

O aluno Davi Moreno Batista, do 7º ano, está confiante. “Eu acho que traremos medalha, estou ansioso. Nunca andei de avião e será minha primeira viagem ao exterior”, contou. Davi, de 13 anos, ingressou em 2023 no CMSP após ser aprovado no processo seletivo de admissão. Os pais dele são artesãos e a família vive no Mandaqui, bairro na zona norte de São Paulo.

A viagem à Tailândia foi custeada com o patrocínio de empresários apoiadores da educação promovida pelo Exército Brasileiro e também pela Associação de Pais e Mestres do CMSP.

ITMC

A ITMC é uma iniciativa do Thai Talent Training, uma agência de educação para superdotação em matemática da Tailândia e uma das principais instituições de preparação olímpica do mundo.

A competição na Tailândia contará com uma prova individual de matemática, em língua inglesa, reforçando a importância do aluno se dedicar a outras áreas do conhecimento.

A delegação com as escolas brasileiras na Tailândia será coordenada pela Rede POC, que é uma instituição privada, de cunho social, criada com o objetivo de promover a excelência em escolas brasileiras por meio do estímulo a participação em competições, fóruns e feiras científico-tecnológica internacionais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página