Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > CMSE prestigia aniversário de 470 anos de São Paulo
Início do conteúdo da página

Pela primeira vez, mulheres integram Cursos de Pilotos e de Gerência de Aviação do Exército

Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 09h19 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 09h52 | Acessos: 266

Links relacionados:

Taubaté (SP) – Em 2024, a Aviação do Exército (AvEx) iniciou seu ciclo de formação nos cursos realizados anualmente no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) com novidades. Pela primeira vez na história, o Curso de Pilotos de Aeronaves (CPA) e o Curso de Gerência de Aviação do Exército terão alunas mulheres.

Após todo o processo seletivo realizado no ano anterior, no dia 29 de janeiro, os 14 alunos iniciaram as aulas do CPA 2024, entre eles a 1º Tenente Emily de Souza Braz.

O CPA é o responsável pela formação de todos os pilotos de Aviação do Exército Brasileiro. Caso concluam o curso com sucesso, em abril de 2025 os novos pilotos passarão a integrar as organizações militares de Aviação de Taubaté (SP), Manaus (AM), Campo Grande (MS) e Belém (PA). Eles farão parte de missões que cumprem missões de braço forte e de mão amiga proporcionando a aeromobilidade para a Força Terrestre em todo o Brasil.

No dia 19 de fevereiro foi a vez do curso de Gerência iniciar suas aulas. Após a aula inaugural com a participação do Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima, os dez alunos, entre eles a 1° Tenente Andrielly Mostavenco Gomes, começaram sua jornada de estudos para que no próximo ano possam se juntar a tropa de Aviação. Este curso forma o militar especialista de Aviação que será responsável pelo planejamento das missões das aeronaves e aquisição de materiais de Aviação.

"É sempre uma motivação para os mais antigos olhar o futuro através dos mais novos. Ver os futuros gerentes de aviônica, gerentes administrativos e pilotos da nossa Aviação do Exército vibrando nestes cursos, faz nossa estrutura continuar firme e forte rumo ao futuro", disse o Comandante de Aviação durante a aula inaugural do curso.

A inclusão de mulheres nas atividades da Aviação do Exército já é uma realidade em diversos setores. Além das áreas de saúde, de administração e de manutenção, desde 2019 a AvEx conta com mecânicas de voo de carreira formadas também em Taubaté, pelo Curso de Formação de Sargentos de Manutenção do CIAvEx.

"Desde o primeiro contato com a Aviação do Exército durante a formação na Academia Militar vi a Aviação como uma vertente muito diferente, interessante e importante do Exército. Foi o que me trouxe para este curso de gerência, que vejo como um curso que vou me aperfeiçoar e conseguir ajudar a fazer funcionar tudo isso que sempre admirei. Sem manutenção as coisas não andam e poder no futuro conseguir ajudar a gerenciar toda esta manutenção, fazer uma administração para deixar as aeronaves prontas para o voo e cumprir missões em todo o país é motivo de muita satisfação", disse a 1° Tenente Mostavenco, aluna do curso de Gerência.

Os cursos

Ambos os cursos destinam-se aos Oficiais de Carreira do Exército Brasileiro. Portanto, para se tornar um piloto militar ou gerente de Aviação do Exército Brasileiro é necessário que o candidato ingresse na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e, posteriormente, passe pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

O CPA possui a duração de 63 semanas, sendo dividido em fase teórica e fase prática; na primeira fase, os alunos recebem uma grande carga de conhecimento, dividido em diversas disciplinas, como aerodinâmica, teoria do voo do helicóptero, documentação técnica, conhecimentos básicos de Aviação, manobras de pilotagem e navegação aérea, teoria do voo tático, teoria de voo por instrumentos, teoria do voo com OVN, armamento, munição e tiro.

Já o Curso de Gerência Administrativa de Aviação do Exército (Grc Adm Av Ex) tem duração de 38 semanas e habilita o militar para o desempenho de cargos e funções ligados ao suprimento e transporte por meios aéreos e à administração financeira e de material, específicas das unidades e grandes unidades de Aviação do Exército. Os requisitos específicos deste curso estão relacionados com a tarefa primordial de planejamento, execução e controle de atividades logísticas da Aviação do Exército e de assessoria às decisões do comando.

registrado em:
Fim do conteúdo da página