Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Desfile de 7 de setembro conta com mais de 2 mil militares do CMSE
Início do conteúdo da página

Alunos do CMSP são destaque em Olimpíada de Matemática na Tailândia

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 15h55 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 15h54 | Acessos: 775

Links relacionados:

São Paulo (SP) – Os oito alunos do Colégio Militar de São Paulo (CMSP) que viajaram à Tailândia na última semana para participar da International Talent Mathematics Contest (ITMC) vão voltar para casa, na próxima quinta-feira (29), com premiações conquistadas na competição que reuniu estudantes de dez países entre os dias 24 e 28 de fevereiro, na Ásia.

Dentre as seis escolas paulistas participantes da Olimpíada de Matemática, o CMSP foi o que ganhou o maior número de medalhas.

A delegação do CMSP conquistou na ITMC duas medalhas de prata e cinco de bronze. A escola estadual Genaro Domarco, de Mirassol (SP), 2ª com maior número de medalhas em São Paulo, ganhou duas medalhas de prata e quatro de bronze.

Além disso, tanto o colégio de Mirassol, quanto o CMSP, receberam menções honrosas – sendo entregues a 3 e 1 aluno, respectivamente.

Segundo a Rede POC (Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento), instituição que representa o evento no Brasil e organizou a comitiva brasileira em Bangcoc, 100 alunos de 17 escolas brasileiras competiram na ITMC. Os dez países reuniram cerca de mil crianças e adolescentes em Bangcoc.

Desempenho

Ao todo, 65 medalhas foram conquistadas pelo Brasil, sendo 26 delas pelas seis escolas de São Paulo. Além das medalhas, 28 estudantes receberam menção honrosa.

Se considerado apenas o desempenho dos seis Estabelecimentos de Ensino paulistas na Olimpíada, foram quatro medalhas de prata e 22 de bronze – o CMSP levou um quarto das conquistas.

No retorno ao Brasil, apenas dois alunos trarão para casa medalhas de ouro da ITMC, sendo um deles do COC de Balneário Camboriú (SC) e outro da Escola Eleva Barra (RJ).

A prova na Tailândia foi aplicada de maneira individual, com questões de matemática e enunciado em língua inglesa.

Sistema Colégio Militar

O CMSP foi a única escola do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), gerido pelo Exército Brasileiro, a enviar representantes à ITMC. O grupo que viajou foi convidado após vencer a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) em 2023, aplicada em diversas escolas do país e utilizada como ferramenta de seleção para a participação na ITMC. Do grupo vencedor, o CMSP realizou uma seleção interna para a escolha dos oito alunos.

O Comandante do CPOR/CMSP, Coronel Alexandre Lückemeyer Machado Carrion, destacou a relevância da premiação. “Somos um colégio ainda jovem, no quinto ano de funcionamento, e com resultados expressivos, demonstrados também nesta competição na Tailândia. Quero parabenizar nossos alunos e professores pelas medalhas e por terem representado nosso país tão bem”, afirmou.

A Capitão Renata Aguiar, coordenadora da disciplina de matemática do CMSP, e que viajou com os alunos à Bangcoc, explicou a trajetória percorrida pelos concorrentes da ITMC.

 “Nossos alunos foram convidados a participar do evento porque eles já eram destaque na disciplina aí no Brasil, então eles estão sendo avaliados dentre um universo de mil alunos já previamente selecionados como os melhores, em vários países, em matemática. Todos já eram medalhistas em seus países de origem porque são muito bons, participantes de alto nível. Concorremos nesse patamar”, explicou.

A viagem à Tailândia foi custeada com o patrocínio de empresários apoiadores da educação promovida pelo Exército Brasileiro e também pela Associação de Pais e Mestres do CMSP (APM-CMSP).

ITMC

A ITMC é uma iniciativa do Thai Talent Training, uma agência de educação para superdotação em matemática da Tailândia e uma das principais instituições de preparação olímpica do mundo.

A delegação com as escolas brasileiras na Tailândia foi coordenada pela Rede POC, que é uma instituição privada, de cunho social, criada com o objetivo de promover a excelência em escolas brasileiras por meio do estímulo a participação em competições, fóruns e feiras científico-tecnológica internacionais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página