Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Artilharia antiaérea é adestrada na Operação Sagitta Primus Cerrado
Início do conteúdo da página

Atividades celebram os 150 anos do patrono da Aviação do Exército

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 11h42 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2024, 09h41 | Acessos: 166

Taubaté (SP) - O Dia da Aviação do Exército é celebrado no Exército Brasileiro em homenagem ao dia do nascimento do Capitão Ricardo Kirk, Patrono da Aviação do Exército, nascido em 23 de março de 1874. Para comemorar os 150 anos de seu Patrono, a Aviação do Exército realizou uma série de atividades entre os dias 19 e 22 de março de 2024.

No dia 19 de março, foi realizada uma jornada histórica com professores doutores em história militar e convidados que lembraram importantes fatos e a história da vida do Capitão Ricardo Kirk e da Aviação Militar no Brasil. Na ocasião, também foi lançado em parceria com os Correios um selo e carimbo comemorativos ao sesquicentenário. Ainda na noite do dia 19 de março, a Banda Sinfônica do Exército fez uma apresentação especial aberta para convidados no auditório municipal da cidade.

Já no dia 22 de março, sexta-feira, uma formatura realizada no hangar do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), reuniu autoridades civis e militares. Entre os presentes estiveram o General de Exército Marco Antônio de Farias e General de Exército Lourival Carvalho Silva, Ministros do Supremo Tribunal Militar; o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exercito (DCT), General de Exército Achilles Furlan Neto; do Comandante Logístico ( COLOG), o General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa e o Comandante Militar do Norte (CMN), General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro.

A solenidade encerrou com o desfile da tropa de Aviação. “Vez ou outra uma sociedade produz mentes brilhantes e algumas pessoas que tiveram a coragem de ousar. Ricardo Kirk foi uma destas pessoas que foi contra o impossível e ele venceu. Ele fez possível trazer a Aviação Militar para o Brasil”, disse o
General Furlan, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exercito.

Patrono

Ricardo João Kirk nasceu  em 23 de março de 1874, na cidade de Campos dos Goitacazes-RJ. Iniciou a carreira militar em julho de 1891, aos 17 anos de idade, quando ingressou como voluntário no 10º Batalhão de Infantaria, na condição de soldado. Mercê de seu esforço e dedicação, ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha e seguiu carreira militar.

Em 1912, o 1º Tenente Ricardo Kirk obteve o brevê de piloto-aviador na França, tornando-se o primeiro militar do Exército Brasileiro com tal qualificação. Ao retornar ao Brasil, participou da fundação do Aeroclube do Brasil, no qual desempenhou o cargo de Diretor Técnico. “Comemorar os 150 anos do nosso Patrono é algo muito especial para nós aeronavegantes. È alguém que fez um trabalho fantástico para nossa Aviação Militar estamos aqui para reverenciar este dia e prestar todas as merecidas homenagens”, explicou o General Guilherme, Comandante Militar do Norte.

Com a deflagração da Guerra do Contestado, na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina, foram disponibilizadas aeronaves para conduzir operações aéreas em apoio às tropas federais, executado, basicamente, missões de reconhecimento. O então Tenente Kirk se deslocou para lá para cumprir missões aéreas na região do Contestado.

Em 1915, Ricardo Kirk faleceu na Campanha do Contestado em 1º de março de 1915 , em uma missão de reconhecimento aéreo onde hoje está localizado o município de General Carneiro-PR. Em reconhecimento pelo seu pioneirismo e inúmeros feitos, o Ten Kirk foi promovido "post mortem" ao posto de Capitão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página