Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias do CMSE > Artilharia antiaérea é adestrada na Operação Sagitta Primus Cerrado
Início do conteúdo da página

Exército Brasileiro completa 376 anos com solenidade em São Paulo

Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 13h04 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2024, 13h19 | Acessos: 435

São Paulo (SP) – O Comando Militar do Sudeste (CMSE) comemorou o Dia do Exército com uma solenidade em seu Quartel-General no dia 19 de abril.

Tropas de todo o estado de São Paulo entraram em forma no pátio de formaturas Sargento Mário Kozel Filho para celebrar os 376 anos do Exército Brasileiro.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, e contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

"Sociedade paulista, eis aqui à sua frente, uma representação do seu invicto Exército, pronto para enfrentar novos desafios, mas sempre armado com os mesmos valores", destacou o General Amin em seu discurso.

A solenidade também foi marcada pela entrega de condecorações a personalidades civis e militares.

Houve, ainda, uma exposição de materiais de emprego militar, como o radar Saber M200 Vigilante, os veículos blindados Guaicurus e Cascavel, a viatura leve Chivunk, o obuseiro Light Gun, além do helicóptero HM-1 Pantera K2.

Dia do Exército

No dia 19 de abril de 1648, a capitania de Pernambuco testemunhou o episódio fundador de nossa nacionalidade: a Primeira Batalha dos Guararapes. Cerca de 2 mil soldados luso-brasileiros derrotaram 5 mil soldados holandeses.

Dessa união de todos os brasileiros, irmanados pela noção de pertencimento à terra e pela necessidade de proteção das famílias e das riquezas, formava-se uma Nação. Com ela, nasceu, também, o Exército Brasileiro.

Saiba mais aqui.

Fotos: Sgt Jonathan, Cb Farias, Sd Gustavo e Sd Carlos

registrado em:
Fim do conteúdo da página