CMSE completa 78 anos
São Paulo (SP) – O Comando Militar do Sudeste (CMSE) comemorou 78 anos de criação no dia 24 de julho, em seu Quartel-General (QG), com a presença de diversas autoridades civis e militares.
A solenidade de comemoração teve início com a incorporação da Bandeira Nacional e recepção à mais alta autoridade. Na sequência, a tropa foi apresentada ao Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, e os militares e convidados entoaram o Hino Nacional.
A cerimônia também foi marcada pela entrega do Diploma de Colaborador Emérito do Exército a personalidades, pelo discurso do Comandante e pelo desfile da tropa.
"Somos cerca de 20 mil militares aqui no Comando Militar do Sudeste. Somos todos orgulhosos de nossa origem bandeirante, que permitiu ao nosso Brasil usufruir de imenso território, riqueza e legado pelos nossos antecessores. Somos orgulhosos de integrar o Exército de Caxias, que desde Guararapes, passando pelas guerras do Período Imperial e, mais recentemente, na República, é o verdadeiro fator de integração e de coesão nacional. Somos orgulhosos, finalmente, de nossa identificação com a sociedade paulista, alicerçada nos elevados índices de confiança dos quais a Força Terrestre desfruta em todo o território nacional", destacou o General Amin.
Ao final da solenidade, o grupo de tambores Ryukyu Koku Matsuri Daiko se apresentou no Espaço Cultural do QG.
Histórico
As origens do Comando Militar do Sudeste remontam à criação, em 24 de julho de 1946, da Zona Militar do Centro. Sediado, inicialmente, na cidade do Rio de Janeiro, teve como grandes comandos subordinados as 2ª, 4ª e 9ª Regiões Militares, abrangendo os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso, respectivamente.
Em 28 de agosto de 1956, teve modificada sua denominação para II Exército. No dia 7 de maio de 1968, o QG do II Exército foi inaugurado no Ibirapuera, em São Paulo, projetado especialmente para abrigá-lo, cuja obra foi idealizada com características de simplicidade, funcionalidade e que se incorporaram, de forma definitiva, à paisagem paulistana.
Com a reestruturação da Força Terrestre, em 1985, o Comando do II Exército passou a se chamar Comando Militar do Sudeste (CMSE).
https://cmse.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias-categoria/872-cmse-completa-78-anos#sigProId79244c5744
Fotos: Matheus Martins e Raphael Silva